Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 AULA PICHON

+30
Raquel Weska
Martha Gomes
Natália Jouglard
Victoria Schneider
PedroCrema
Larissa Da Silva Lima
Jocsã Rosa
Camila Ott
Julia Goulart
Helena Bohm Ulguim
Camila Tesmann
PietroPeresDuarte
Maria Ferretti
Maria Fernanda Nieves
Roberta R Coelho Parente
Alessa
Chayane da Rosa Ferreira
Rosemeri Frohlich
Gabriela Mielke
Milena Wrague
Jeferson Nervis
Manuela Mota
Caroline Bosenbecker
Rafaela mansur
Victória Nader
Arthur Oliveira
Alessandro Silveira
Isadora de P. S. Reyes
alexandremlopes39
Admin
34 participantes
Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/03/2020
https://processosgrupais2.forumeiros.com

3 AULA PICHON Empty 3 AULA PICHON

Sáb Jun 06, 2020 7:32 pm
Dúvidas sobre o terceiro texto de Pichon.
avatar
alexandremlopes39
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Sáb Jun 06, 2020 10:02 pm
Para Pichon a depressão é a base de todas as patologias, vê a depressão como base da doença única, não é a depressão clínica, mas a depressão pautada na dor da perda? E a perda do estabelecido, do conhecido seria uma ameaça ao novo?
avatar
Isadora de P. S. Reyes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Seg Jun 08, 2020 2:32 am
Boa noite, professora e colegas! Lendo o texto Grupos Operativos tive facilidade pra assimilar o conteúdo e estou gostando bastante da teoria dele. A única coisa que me questionei e gostaria de ouvir melhor seria da parte que comenta sobre o "depositário, depositantes e depositado" e a "adjudicação e assunção dos papéis", referindo, no final da página 34, ao texto que já lemos sobre família. Não peguei muito bem esses conceitos, ainda vou dar uma relida no outro texto, mas gostaria de ouvir mais a respeito pra compreender melhor. De resto, achei o conteúdo do texto bem tranquilo, sinto que consegui captar o que foi passado. Lamento que só tenhamos mais uma aula pra esclarecer os textos, pois estou gostando bastante. Abraço!
avatar
Alessandro Silveira
Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Ter Jun 09, 2020 11:00 pm
Olá pessoal. Entendi, resumidamente, que os Grupos Operativos têm por objetivo levar os participantes a aprender a pensar e operar, isto é, desenvolver capacidade de resolver contradições dialéticas. Percebo que a teoria volta-se para a ruptura de - nas palavras de Pichón - pautas estereotipas, a qual entendo como padrões rígidos que tornam-se obstáculos a aprendizagem e ao desenvolvimento.

Gostaria de aprofundar essa questão dialética que permeia as transformações dos sujeitos, e de como essa ruptura ou contraponto é operada nos grupos.
- Velho x Novo
- Necessidade x Satisfação
- Explícito x Implícito
- Sujeito x Grupo

Abraços
avatar
Arthur Oliveira
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 3:12 pm
Boa tarde a todos,

Em relação a questão que o texto aborda de "depositário, depositante e depositado", gostaria de verificar se entendi esse conteúdo. O depositante é a(s) pessoa(s) que deposita(m) um conteúdo, esse conteúdo seria o depositado, e o depositário seria a(s) pessoa (s) que recebe(m) esse conteúdo/depositado, do depositante. Está correta essa afirmativa? Se não, peço auxílio da professora para entender do quê essa parte do texto fala.
avatar
Victória Nader
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 3:58 pm
Boa tarde, colegas!!!
Gostei muito de perceber como a verticalidade, ou seja, histórias, experiências e subjetividade dos membros do grupo originam um denominador comum da situação grupal. Como diz o texto, elas articulam-se entre si, evidenciando o emergente grupal. Muito interessante esse conflito ser identificado, e a partir disso então, ser trabalhado a flexibilidade de cada um para superar e resolver essas situações dilemáticas.
Bom feriado a todos! Abraço
avatar
Rafaela mansur
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 5:06 pm
Boa tarde!! Gostei muito do texto Grupos Operativos, achei de fácil compreensão e muito interessante, mas fiquei com uma dúvida em relação a parte do texto onde fala do depositário, depositante e depositado, não entendi bem esses conceitos.
avatar
Caroline Bosenbecker
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 5:30 pm
Boa tarde gente!! Mais uma vez lendo e amando a teoria de pichon. Como ele consegue abordar esses assuntos que pra mim fazem tanto sentido. E a minha dúvida seria em relação as tarefas implícitas e explícitas. Gostaria de entender melhor sobre elas.
Beijos e bom feriado.
avatar
Manuela Mota
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 8:25 pm
Boa noite!!
Achei esse texto muito interessante e tranquilo de compreender, além de ter ajudado bastante a esclarecer pontos já vistos nos outros textos. Estou gostando bastante da teoria de Pichon, tem feito muito sentido para mim, princialmente a maneira como ele enxerga os grupos. Fiquei pensando muito sobre como quando estamos apreendendo, estamos abandonando formas esteriotipadas de ver o grupo. Além disso, achei os conceitos de verticalidade e horizontalidade muito interessantes, pois dessa forma passa a considerar-se não apenas os fatores individuais e nem apenas os fatores comuns do grupo, mas sim uma articulação dos dois, que surge no emergente grupal. Queria saber se o conceitos de ECROS poderia ser abordado novamente, pois me perdi um pouco na explicação.
Beijo grande e bom feriado!
avatar
Jeferson Nervis
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 9:08 pm
Olá pessoal!
É interessante né, como reler um texto faz sempre aparecer novas questões que não tínhamos percebido ou compreendido inicialmente. Relendo o texto sobre a doença única, uma coisa que me chamou a atenção mais fortemente é a reflexão que ele faz sobre a depressão iatrogênica, cuja tarefa seria a integração das partes do ego, saindo da posição esquizoparanóide para a depressiva. O que me deixou pensativo é a afirmação de que esse movimento permitiria a aquisição de um insight e uma capacidade para elaborar um "projeto": ou seja, a dor da perda, o rompimento é adoecedor, mas a tomada de consciência dessa dinâmica pode reintegrar e abrir a possibilidade de fazer projeto, ou, melhor dizendo, visualizar e construir um novo futuro.
Estas afirmações que faço são suposições que tirei da leitura, porém gostaria que pudéssemos discutir isso para que fique mais claro.
Abraço a todos!
avatar
Milena Wrague
Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 10, 2020 9:42 pm
Gostei bastante do texto, conseguiu sintetizar e linkar muito bem as ideias as quais tivemos contatos mais aprofundados e específicos nos outros textos. Me ajudou a organizar melhor as ideias sobre.
A estética de Pichon me passa uma suavidade íntegra; uma teoria um tanto quanto simples e objetivada no concreto. Centrada no apontamento do prejuízo que traz para a saúde as qualidades de imobilidade e rigidez, as quais ele põe como "fixas e estereotipadas"; e no objetivo ao movimento e a mudança como promoção de saúde, flexibilizando as intra e inter relações; ou seja, transformar as dilemáticas em dialéticas. A comunicação é central e obstruções à mesma causam demasiadas fantasias encaixadas nos "buracos" de compreensão.
Gostaria de uma explicação mais aprofundada a respeito do Medo à Perda. Grata!
farao
avatar
Gabriela Mielke
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Seg Jun 15, 2020 7:03 pm
Oiii pessoal!
Gostei do texto Grupos Operativos, pois os conceitos das leituras passadas ficaram mais esclarecidos. Assim, como os outros colegas gostaria de entender melhor as noções de Depositário, Depositante e Depositado.
Beijos Wink
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Ter Jun 16, 2020 3:30 pm
Boa tarde!
Gostei do texto Grupos Operativos, e também fiquei com dúvida nas questões de depositário, depositante e depositado.
avatar
Chayane da Rosa Ferreira
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020
Idade : 29

3 AULA PICHON Empty Grupos Operativos

Ter Jun 16, 2020 4:19 pm
Confesso que por boa parte do texto a relação entre grupo terapêutico e grupo operativo , estava bem confuso , não conseguia ver como um grupo realizar uma tarefa poderia ser terapêutico , mas mais adiante ao explicar sobre dilemática e dialética comecei a entender , mas tudo começou a fazer sentindo mesmo quando compreendi sobre a resistência a mudança , a partir dai o texto começou a ficar mais claro, facilitando inclusive para a compreensão da influencia de Klein sobre Pichon quando o texto fala do medo de perda e meda do ataque.

Porem logo depois quando é citado os laboratórios sociais volto a ter duvidas , fiquei com dificuldades para compreender como os grupos operativos poderiam ser usados para pesquisas sociais como no caso da " Experiencia Rosário ".

De resto achei bem compreensivo , mas também percebi que compreendia um pouco mais cada vez que relia o texto com um intervalo de alguns dias , acredito que se eu lesse mais algumas vezes teria um outro entendimento sobre o texto
avatar
Alessa
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Ter Jun 16, 2020 10:38 pm
O texto aborda o grupo operativo proposto por Pichon. Nesta temática ao conceituar o que seriam as situações dilemáticas e dialéticas e discutir os objetivos da ideologia dos grupos operativos, Pichon busca na teoria psicanalítica subsídios para entender o que ocorria com os indivíduos no contexto grupal, baseado nos aportes Kleinianos. Estes foram relacionados com os conceitos da dialética e dilemática propostos nos grupos operativos, especialmente com relação ao medo à perda e o medo ao ataque. Ficou claro para mim a relação presente no medo ao ataque, porém, não consegui compreender uma relação de situações dilemática e dialéticas como o medo à perda. Como isto pode ocorrer?
avatar
Roberta R Coelho Parente
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 7:57 am
Bom dia turma! Achei bem interessante a forma como o texto aborda as questões dialética e dilemática, mas confesso que fiquei um pouco perdida nesses conceitos. Vamos aguardar a prof e seus esclarecimentos que tem sido fundamentais pra compreender melhor Pichon!
avatar
Maria Fernanda Nieves
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 1:37 pm
Esse texto pareceu uma retomada dos outros dois, de forma resumida. Ajudou a organizar tudo que já foi visto em aula! Fiquei pensando na dúvidas de alguns colegas sobre os conceitos depositário, depositantes e depositado. Lendo o texto eu entendi que depositário é o porta-voz do grupo familiar, é aquele que "assume os aspectos patológicos da situação"; os depositantes são os outros integrantes do grupo que impõe o papel de porta-voz àquele que o acaba assumindo; e depositado seriam as ansiedades do grupo, seria o que o porta-voz recebe do grupo e emite como "mensagem".
avatar
Maria Ferretti
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 1:57 pm
Oi turma!
Gostei muito de toda teoria de Pichon, de todas as que estudamos foi a que mais me chamou atenção e fez sentido para mim. Gostaria de entender melhor sobre o conceito de ECROS que não ficou muito claro para mim!
avatar
PietroPeresDuarte
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 2:53 pm
Olá turma! Eu gostei muito de conhecer Pichon e acredito que este último texto tenha "fechado" as pontas dos outros textos.
Fiquei em duvida sobre "depositário, depositante e depositado", talvez fique mais fácil de entender com mais exemplos
avatar
Camila Tesmann
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 5:35 pm
Boa tarde pessoal!!
Gostei muito de Pichon e das suas teorias sobre grupos. Principalmente, esse último texto que faz um fechamento dos conceitos trabalhados anteriormente.
Dos autores que trabalhamos ao longo do semestre, Pichon foi o autor que achei a leitura mais acessível e de melhor compreensão.
Assim como a Maria Fernanda explicou também entendi que o depositário do grupo seria o porta-voz do grupo familiar, mas me questiono se existe possibilidade de mais alguém ocupar esse lugar? Ou se é apenas do porta-voz esse lugar.
Até amanhã.
avatar
Helena Bohm Ulguim
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 5:43 pm
Boa tarde, gente!!
Gostei muito de reler alguns conceitos, sinto que muitos deles ficaram bem mais claros! Fiquei um pouco em dúvida se entendi bem o conceito de ECROS, assim como as tarefas implícitas e explícitas, gostaria de uma explicação se possível.
Até amanhã!!
avatar
Julia Goulart
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 6:28 pm
Boa noite, gente!!!
Gostei muito de conhecer o trabalho de Pichon, este último texto foi muito esclarecedor para mim, entendi vários conceitos e completou bastante com os textos anteriores. Por enquanto não surgiram dúvidas a respeito!!! Aguardo a aula de amanhã para retomarmos a matéria!!!
Até amanhã!!!

avatar
Camila Ott
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 6:33 pm
Boa noite. Admito que gostei bastante de ser capaz de conhecer o trabalho de Pichon, e que ele foi o que tive maior facilidade de compreender. Sobre a duvida não possuo nenhuma em especifico e o que gostaria de ouvir mais sobre já foi dito pelos colegas anteriormente.
avatar
Jocsã Rosa
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 6:40 pm
Boa noite, gostei muito de conhecer Pichon, e este ultimo texto deu uma impressão de integração e consolidação de diversos pontos trabalhados anteriormente.
avatar
Larissa Da Silva Lima
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 7:54 pm
Achei a leitura um pouco confusa e não consegui separar muito bem grupo terapêutico e grupo operativo, assim, como as questões depositário, depositante e depositado.
Conteúdo patrocinado

3 AULA PICHON Empty Re: 3 AULA PICHON

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos