Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 AULA - BION

+30
Caroline Bosenbecker
Rosemeri Frohlich
Valentina Bertoldi
Martha Gomes
Pedro Gabriel
Raquel Weska
Manoella Paranhos
Daniela F da Silveira
santanad.julia
Chayane da Rosa Ferreira
Helena Bohm Ulguim
Camila Tesmann
Jocsã Rosa
Camila Ott
Camila Bento
Camila da Silva Stöcker
Roberta R Coelho Parente
Alessa
Gabriela Mielke
PietroPeresDuarte
Maria Ferretti
Julia Goulart
Alessandro Silveira
alexandremlopes39
Maria Fernanda Nieves
Victoria Schneider
Arthur Oliveira
Victória Nader
Manuela Mota
Admin
34 participantes
Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/03/2020
https://processosgrupais2.forumeiros.com

1 AULA - BION Empty 1 AULA - BION

Sáb Mar 28, 2020 2:40 pm
Tópico para discussão e suas dúvidas do texto de Bion.
avatar
Manuela Mota
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Ter Mar 31, 2020 5:32 pm
Oi gente, boa tarde!!
Bom, antes de mais nada, dei uma lida no texto da biografia para me situar um pouco e reparei em como se faz presente a questão dos sentimentos ambivalentes quanto ao pai do complexo de Édipo, que Bion via como "uma visão idealizada dele próprio" (mostrando a identificação) e diz se irritar com tudo que ameaçasse essa idealização, dizendo também ter uma relação conflituosa com o pai (mostrando a raiva). Fiquei pensando em como Bion tratava essa questão de sentimentos ambivalentes quanto ao pai em sua obra.
Quanto aos demais capítulos, ficou meio vago para mim a questão da liberdade dos sub-grupos internos de terem limites rígidos, dentro do conceito de bom espírito de grupo. Não entendi também o conceito de "forma observante", presente no trecho 3.5, que aborda o desenvolvimento de hostilidades que se opõem ao crescimento por parte do grupo. Também queria saber se os tipos de supostos básicos (of dependence, of fight-flight e of fairing) podem coexistir em um grupo, ou se cada grupo será "regido" por um desses supostos.
Confesso que achei os textos de Bion bem mais confusos e complexos que os de Freud, que tive mais facilidade de compreender, mas achei muito interessante a visão de Bion a respeito dos grupos. O que mais me despertou interesse foi a questão do indivíduo "místico" , e como o grupo reage ao seu surgimento.
avatar
Victória Nader
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Ter Mar 31, 2020 6:04 pm
Oi pessoal, boa tarde!
Então... Ficou um pouco vago pra mim a questão grupal que os textos expõem, dei uma procurada em outros conteúdos da internet também, como a Manu falou, dei uma olhada na trajetória dele pra ver se conseguia me interar melhor sobre o conteúdo... Pra mim ficou claro como a prof já tinha dado uma prévia na aula on-line, o olhar inter-psíquico. Bion traz experiências bem primitivas como a capacidade “reverie”, aparelho de pensar,função alfa... Além disso, mecanismos de defesa primitivos, como outros princípios que retratam bastante essa interação com o outro, com o externo... em relação aos grupos, surgem muitos questionamentos a partir dos textos, penso que ele observa como acontecem as conflitivas entre os sujeitos e num todo, visto que cada indivíduo possui uma mentalidade muito subjetiva e também passam a reviver essas emoções primitivas, além de outras, naquele momento de troca entre diferentes pessoas... Até quinta!!
avatar
Arthur Oliveira
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 6:47 am
Bom dia, mesmo que o objetivo dessa atividade não fosse o de se aprofundar na parte biográfica de Bion, ler a mesma me ajudou a compreender, em parte sua teoria. Por o autor se pôr como um cientista descomprometido com as verdades definitivas, podendo então mudar seus pontos de vista prévios e se contradizer, vi como isso se reflete em seus conceitos.
A leitura de Bion me parece as vezes mais fácil de compreender, as vezes mais difícil que a de Freud, por essa variabilidade do modo como ele aborda seu conteúdo. Por exemplo, o conceito de "barreiras de contato" me pareceu claro e objetivo, já os supostos básicos já me trouxe a mesma dúvida da Manuela, não entendendo exatamente se um grupo precisa ser regido por somente um deles (of dependence, of fight-flight e of fairing) ou se diferentes membros dos grupos podem exercer diferente supostos dentro do mesmo.
Porém, gostei mais do autor do que de Freud, acredito que relendo os textos, debatendo e tirando as dúvidas, Bion se tornará ainda mais interessante do quê já foi na primeira leitura.
avatar
Victoria Schneider
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:43 am
Bom dia gente, achei os textos de Bion mais complicados de serem lidos do que os de Freud, mas relendo consegui me nortear. O que fiquei em dúvida foi quanto aos supostos básicos e as definições de 'continente' e 'contido', gostaria, se possível, de um esclarecimento maior acerca desse modelo. Além disso, também tive a mesma dúvida dos colegas, não compreendi se os membros do grupo podem desempenhar of dependence, of fight-flight e of fairing independentemente ou se estes supostos precisam ser únicos de um determinado grupo em si. Ainda, achei interessante a parte do 'místico e o grupo', pois mostra o quanto o indivíduo é dependente do grupo para se desenvolver tanto internamente, quanto externamente. Ao mesmo tempo, o grupo também depende desse místico para seu desenvolvimento.
Beijos, até amanhã.
avatar
Maria Fernanda Nieves
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 1:13 pm
Minha primeira dúvida sobre os textos de Bion foi logo no começo, quando ele fala dos casos em que para pertencer em um grupo o indivíduo comporta-se de modo que dá a sensação de que ele não pertencer a grupo algum. Eu não entendi o paradoxo. Como alguém comporta-se como se não pertencesse a grupo algum objetivando exatamente participar de um grupo? E, foi impossível não pensar na atual situação do Brasil ao ler sobre os sbA, grupos onde ocorre a crença coletiva e inconsciente de que seus problemas serão resolvidos por um fato futuro, ou Messias. Ao final dos textos de Bion, há o tópico "7- O Místico e o Grupo", que parece partilhar muitas coisas com o trecho sobre o sbA. A pergunta é: fazendo um paralelo com a situação atual, trazendo o texto para o contemporâneo, de qual das três formas postuladas por Bion está se dando a relação entre o místico e o grupo agora, hoje em dia, no Brasil? Ou as três formas podem ocorrer simultaneamente?
avatar
alexandremlopes39
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 2:38 pm
conhecimento;
Bion chega a conclusão que os pensamentos não existem sem emoções e que é necessario que exista uma mente que forme uma direção das experiencias emocionais, uma pessoa tanto pode aprender e tolerar e tambem pode pensar e conhecer?

Memoria e desejo.
Sem memoria e sem desejo como a memória registra fatos, tanto pode ser enganadora pois o inconciente e desejos, vontades influenciamna operação de julgar, pela ausencia de mente onde o importante é a observação pois os desejos influenciam no julgamento suprimindo o material ao se julgado?


Última edição por alexandremlopes39 em Qua Abr 01, 2020 2:45 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Alessandro Silveira
Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 4:01 pm
Olá pessoal! Seguem minhas questões:

1) Por que os grupos, segundo Bion, desenvolvem uma hostilidade oposta ao seu crescimento/desenvolvimento? Pergunto pois as seis maneiras citadas no texto "Bion e os Grupos" (páginas 48-49 ou 23/24) me parecem, de alguma maneira, "produtivas" ou necessárias.

2) Em dado momento do texto supra-referido (páginas 52 ou 27), Bion exemplifica a Igreja como grupo caracterizado pelo pressuposto básico de dependência (SbD); o exército como grupo caraterizado pelo pressuposto de "luta e fuga" (SbF); e a aristocracia como pressuposto básico de esperança messiânica, primitiva e irracional (SbA). A religião, de uma maneira geral, não agruparia pessoas com esse tipo de pressuposto (SbA) diferentemente do que afirma inicialmente?

Obrigado!
avatar
Julia Goulart
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 5:12 pm
Boa tarde, gente!
Achei os textos de Bion mais fáceis de entender do que os anteriores. Porém, ainda ficaram algumas dúvidas, dentre elas:
1) A respeitos dos três supostos básicos descritos por Bion, quais as principais diferenças entre o Basic assumption of dependence (SbD) e Basic assumption of fairing? Visto que achei um pouco parecidas.
2) Gostaria de entender o motivo pelo qual a linguagem do grupo se assemelha mais a do psicótico do que ao neurótico, além de não apresentar noção de tempo e não tolerar a frustração.
avatar
Maria Ferretti
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 6:12 pm
Achei o texto bastante interessante e não tive muitas dificuldades para entender de modo geral. Um conceito que me chamou atenção foi o de místico do grupo: o quanto ele é essencial ao grupo,mesmo que as vezes pareça "um lunático", por estar pensando de modo diferente da maioria dos indivíduos. Os grupos SbF e SbA me fizeram pensar sobre nossa situação política atual, bastante polarizada: aqueles que defendem determinados indivíduos por acreditar que somente eles poderão acabar com os problemas do país, muitos até institucionalizados, de certa forma e, ao mesmo tempo, apontam um "rival" como único culpado pelos problemas que a nação apresenta atualmente.
avatar
PietroPeresDuarte
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 6:26 pm
Olá gente, espero que estejam bem! Bem, quero pontuar que gostei dos textos do Bion e a visão dele sobre os temas me chamaram atenção. A primeira questão que fiquei confuso foi em como funciona a barreira de contato na prática e a segunda é em relação ao of dependence, of fight-flight e of fairing que particularmente não entendi.
avatar
Gabriela Mielke
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 7:10 pm
Oii pessoal!
Gostei bastante do texto de Bion e achei mais fácil de compreender em relação a leitura anterior de Freud. Algumas dúvidas que surgiram:
1) Consegui identificar como exemplo do suposto básico SbD ( basic assumption of dependence) a igreja. Enquanto ao suposto básico SbF( basic assumption of fight-flight) pensei no exemplo do exército. Fiquei com dificuldade em compreender e encontrar um exemplo para o suposto SbA( basic assumption of fairing)?
2) Gostaria de entender melhor os supostos básicos de Bion e como eles se aplicam ao funcionamento do grupo?
Por fim, gostaria de fazer uma observação da leitura do capítulo O homem Bion, pois fiquei impressionada com o seu currículo e também gostei do modo como referiu-se a sua família como "um conjunto de amalucados" desmistificando a ideia de família perfeita.
avatar
Alessa
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 7:35 pm
Achei bem interessante a leitura do texto “o homem Bion”, que traz um pouco da sua história e mostra o quanto ele tem um perfil de grande vitalidade, como o próprio texto fala logo no início e, que foi possível perceber ao longo da leitura.
Com relação aos grupos, também foi uma leitura muito significativa, explicativa, onde ele traz os conceitos baseados nas suas experiências grupais, mas, que podem ser pensadas em outros contextos de grupo.
Quando ele fala de mentalidade grupal, fiquei pensando se seria uma espécie de produção do grupo e, se esse conceito assim como o de cultura grupal se dá a partir da relação com o outro?
Já quando ele fala que pode ocorrer a passagem de um suposto básico para outro, gostaria de entender melhor como isso acontece.
avatar
Arthur Oliveira
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 8:08 pm
[ATUALIZAÇÃO]

Me surgiu outra dúvida, relendo o texto "Bion e outros Pensadores, então minhas dúvidas ficam sendo:

1)Um grupo tem apenas um suposto básico no seu funcionamento? Ou pode que diferentes membros utilizem supostos diferentes?
2)Sobre a questão que Bion apresenta de se "cegar artificialmente", fiquei em dúvida se Bion realmente acreditava que era possível se exercer uma neutralidade "absoluta" na consulta? Se a partir do ponto de vista dele um terapeuta era realmente capaz de neutralizar todas suas perspectivas prévias e atender completamente livre de julgamentos?
avatar
Roberta R Coelho Parente
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 8:11 pm
Oi pessoal! Gostei desse primeiro contato com o autor, penso que seja uma leitura menos densa do que as anteriores. Gostaria que a professora esclarecesse melhor essa afirmação "a cultura do grupo é função da mentalidade grupal e dos desejos dos indivíduos que são fatores desta função".
E em relação aos supostos básicos fiquei bastante confusa, gostaria que a professora exemplificasse melhor os 3.
Até amanhã turma!
avatar
Camila da Silva Stöcker
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 9:34 pm
Olá turma, tudo bem?
Professora, sobre os três supostos básicos: "(SbD) - basic assumption of dependence"; "(SbF) - basic assumption of fight-flight"; e (SbA) - basic assumption of fairing. Mesmo entendo o SbD, não entendi muito bem os outros dois, então gostaria de uma melhor explicação. Muito obrigado!!!!
avatar
Camila Bento
Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - BION Empty Bion

Qua Abr 01, 2020 9:41 pm
Boa noite!!
Gostei do texto, a impressão que tive nessa primeira leitura é de que a linguagem e as ideias de Bion são mais acessíveis do que as de Freud (menos complexas ), no entanto achei o texto um pouco vago por ser bem resumido.
Quanto as dúvidas, gostaria que fossem retomados os conceitos de conteúdo e continente, bem como sua aplicação na teoria dos grupos.
Também queria compreender melhor os três tipos de supostos básicos e a questão do grupo desenvolver hostilidade que se opõe ao crescimento/desenvolvimento.
avatar
Camila Ott
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 10:23 pm
Boa noite, como vão? Sobre o texto, achei uma leitura fácil e rápida, não tive maiores dificuldades em compreender o que era dito e admito ter ficado curiosa para me aprofundar mais em Bion e suas teorias. Lendo os comentários dos colegas feitos a cima notei que as duvidas que acabei tendo já acabaram sendo feitas e admito que acabei pensando e repensando se deveria voltar a faze-las, e acabei optando por apenas dar um pequeno enfase de que também gostaria de ouvir mais sobre conteúdo e continente, que foi o que acabou ficando mais confuso para mim, e ouvir mais dos três tipos de supostos básicos. Desde já agradeço.
avatar
Jocsã Rosa
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 10:26 pm
Boa noite!
Gostei bastante do texto, tive uma leitura e interpretação bastante fluida considerando tratar-se de um autor novo, mesmo sendo um material introdutório.
Quanto ao questionamento, fiquei um pouco confuso a respeito do superego de Bion. O autor usa o termo de forma oposta ao de Freud? Entendi que este superego é uma supremacia de certos pontos subjetivos do sujeito psicótico ao que seria valores culturais, universais e onipotentes do superego freudiano.
Ainda sobre este termo, no texto diz que origina-se de uma "superioridade destrutiva". Gostaria de entender melhor do que se trata.
avatar
Camila Tesmann
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 10:34 pm
Boa noite!
Achei as leituras dos textos de Bion bem mais fáceis de serem compreendidas, apesar de muitas ideias ainda estarem meio soltas.
Assim como os colegas relataram também gostaria de saber mais dos três tipos de supostos básicos (of dependence, of fight-flight e of fairing), se eles podem coexistir em um grupo ou não?
E gostaria de entender melhor sobre continente e conteúdo.
Beijos e até amanhã.
avatar
Helena Bohm Ulguim
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 10:55 pm
Olá!!
Gostei muito desse primeiro contato com os textos de Bion, e também achei a leitura bem mais acessível, possibilitando até mesmo com que eu me identificasse mais. Assim como a professora havia comentado, foi possível já observar um olhar bem mais inter psíquico; Acredito que para mim as questões que ficaram mais confusas e gostaria de uma melhor explicação são em relação ao of dependence, of fight-flight e of fairing.
avatar
Chayane da Rosa Ferreira
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020
Idade : 29

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:02 pm
Não possuo muitas dúvidas em relação a Bion, apensar de saber que durante a aula muito mais informação será acrescentada para formar o conhecimento. Apenas oque me deixou mais confusa foi a questão do indivíduo “místico “ e do grupo, para mim não ficou claro oque seria esse indivíduo místico e como se desenvolve esse indivíduo mesmo que eu tenha entendido que seja a partir do próprio grupo.
avatar
santanad.julia
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:20 pm
Profa.,
No tópico 3, quando refere-se a linguagem do grupo, o autor diz que a linguagem é "mais psicótica do que neurótica". Qual a diferença entre os dois?

No início do texto, estava entendendo que os Sb se referiam a grupos terapêuticos, entretanto, no tópico 5 (grupo especializado de trabalho) ele se refere a Igreja/Exército como subgrupos à sociedade. Poderia explicar essa relação e se entraria, neste caso, o governo?
Se sim, gostaria que fizesse um paralelo dos Sb e das estratégias frente hostilidade do grupo ao crescimento/desenvolvimento (tópico 3.5) com grupos (imaginei aqui o SbA) e cenários (p ex. conservadorismo) políticos. Qual papel do "líder"(governo/presidente), caso haja essa relação?

Outra coisa que não ficou clara pra mim é a questão dos "elementos-beta". O texto é muito bom e objetivo, porém existiu certa dificuldade em entender alguns termos.


Última edição por santanad.julia em Qua Abr 01, 2020 11:46 pm, editado 8 vez(es)
avatar
Daniela F da Silveira
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:27 pm
Boa Noite!!
No texto de Bion e os grupos achei bem confuso não consegui enter os tres tipos de supostos básicos e consequentemente o restante ficou bem confuso. Amanha espero que fique mais claro com as colocações da professora.
avatar
Manoella Paranhos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:47 pm
Boa noite, nao compreendi muito bem.os tres tipos de supostos básicos, e se os mesmos podem ocrrer simultaneamente em um mesmo grupo e as diferenças conceituais mais contrastantes entre Lacan e Bion em relação aos grupos
Conteúdo patrocinado

1 AULA - BION Empty Re: 1 AULA - BION

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos