Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

+32
Eduarda Martins
Mariana Neves
Isadora de P. S. Reyes
Camila Ott
Jocsã Rosa
Chayane da Rosa Ferreira
Natália Jouglard
Alessa
Roberta R Coelho Parente
Larissa Da Silva Lima
Rosemeri Frohlich
Raquel Weska
Gabriela Mielke
Valentina Bertoldi
Daniela F da Silveira
Alessandro Silveira
Victoria Schneider
Arthur Oliveira
Camila Bento
Rafaela mansur
PedroCrema
Pedro Gabriel
Maria Fernanda Nieves
Julia Goulart
Helena Bohm Ulguim
Caroline Bosenbecker
Jeferson Nervis
Camila Tesmann
PietroPeresDuarte
Manuela Mota
Victória Nader
Admin
36 participantes
Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/03/2020
https://processosgrupais2.forumeiros.com

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 5:40 pm
Avaliar sobre o módulo de Freud: como ficou para vocês esse módulo? como vocês se sentiram?
avatar
Victória Nader
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 6:00 pm
Olá!!
Gostei bastante da forma como desenvolvemos o módulo de Freud! Tanto as aulas presenciais que vínhamos tendo como on-line também. Acredito que fica bem tranquilo pra tirarmos dúvidas e ampliar o conhecimento! Até a próxima aula!
avatar
Manuela Mota
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 6:10 pm
Olá!!
Como voltei do intercâmbio e iniciei agora, essa foi minha primeira aula. Busquei ler os textos antes da aula e ficou tudo bem claro para mim! Gostei da forma que foi realizado, com a professora sintetizando e destacando pontos importantes primeiro e depois abrindo para as dúvidas. Com a aula via Skype temos um contato direto e acredito que fique mais fácil de entendermos os conteúdos, além de nos aproximar um pouco da professora durante esse período.
avatar
PietroPeresDuarte
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 6:39 pm
Olá, após ler essa parte dos trabalhos de Freud, eu admito que gostei. Ele trás questões bem pertinentes e que fomentam uma ótima discussão em relação ao nosso ser e sociedade. O que eu mais gostei foi Totem e Tabu e esse olhar crítico que ele aponta.
avatar
Camila Tesmann
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 6:48 pm
Boa tarde!!
Gostei bastante do modo como trabalhamos os textos de Freud, acho muito válido ter um momento de explicação e outro sobre as possíveis dúvidas que vão surgindo ao longo dos textos.
Sobre a aula de hoje, acho que as dúvidas e as dificuldades que tivemos em relação ao Skype vão se tornando mais familiares na medida que vamos usando. Como é uma maneira nova para todos vamos nos ajudando para que se torne mais acessível . Mesmo tendo alguns problemas com com a tela durante a aula, consegui escutar tudo perfeitamente e achei uma plataforma boa para darmos sequencias nas nossas aulas.
avatar
Jeferson Nervis
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 7:02 pm
boa noite!
gostei bastante da nova modalidade, pois mesmo que perdemos um pouco na discussão, ainda assim podemos continuar com o ritmo de estudos e nos comunicarmos. Talvez na próxima aula tenhamos mais facilidade para nos conectarmos e participarmos integralmente, de maneira que ficará mais rico para todos. De minha parte, super aprovada a modalidade...
abraços.
avatar
Caroline Bosenbecker
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 7:14 pm
Boa noite, gente!
Eu achei bem prática a nova plataforma de aula pra esse momento, pois podemos seguir um pouco da rotina de aula normal. E ficou melhor podendo ouvir a matéria da própria professora. Super aprovado.
avatar
Helena Bohm Ulguim
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 7:20 pm
Olá, também gostei bastante da forma como foram abordados os textos nas aulas, fazendo com que, mesmo que tenha encontrado dificuldades na leitura, no momento das aulas tudo fique bastante esclarecido.
avatar
Julia Goulart
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 7:21 pm
Boa noite!!
Gostei muito das nossas aulas presenciais, as discussões foram muito importantes para um melhor entendimento das ideias que os textos passavam. Acredito que nossas aulas a distância possam ser bem produtivas também, já que temos acesso ao material e podemos assisti-la em tempo real.
avatar
Maria Fernanda Nieves
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 7:32 pm
Freud era um cara intenso (para dizer algo) e às vezes confuso, e essas duas coisas marcam os textos dele. Por isso, é ótimo ler textos feitos por uma outra pessoa explicando os escritos de Freud e depois a professora explorar esses textos em aula. Esse método ajuda muito no entendimento. Sobre as aulas a distância: o skype deu alguns problemas, mas tudo se resolve nessa vida. Acho que as aulas podem seguir nesse estilo...
Abraços, se cuidem, até!
avatar
Pedro Gabriel
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 24

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 8:24 pm
Gostei bastante da forma como o conteúdo foi passado, os três textos ficaram muito bem amarrados. As dúvidas que surgiam durante as aulas e as respostas dadas pela professora foram de grande valia.
avatar
PedroCrema
Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 10:41 pm
Eu gosto de como o conteúdo é dado, sendo possível ficar mais esclarecido e mais fácil de entender. Na minha opinião esse método só perde para exercícios depois que o conteúdo é dado, mas isso não é uma reclamação. Os textos em si são complexos pelo o jeito do Freud de ser, porém, facies de entender.
avatar
Rafaela mansur
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 11:03 pm
Boa noite.
Gostei bastante da maneira como foi vista a matéria, facilita muito o entendimento o contato por video com a professora, acho que é a forma mais fácil,e parecida com as nossas aulas, de seguir com o conteúdo.
avatar
Camila Bento
Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Qui Mar 26, 2020 11:50 pm
Boa noite!
Gostei muito dos textos e das construções feitas nas aulas presenciais.
Sei que estamos passando por um momento complicado e que precisamos nos adaptar, porém admito que essa disciplina é a que mais sentirei falta das aulas presenciais.
Percebo o esforço da professora Lúcia e da monitora, pois se preocuparam em buscar ferramentas para nos auxiliar.
Acredito que a aula de hoje foi boa dentro das possibilidades, porém não acho viável a ferramenta (skype) em razão da instabilidade, muitos não tem notebook ou internet boa, outros não sabem como utilizar o skype, as perguntas durante as explicações não possibilitam uma conclusão de raciocínio, etc.
Caso o semestre continue à distância, é necessário gravar as aulas e disponibilizar por um período de tempo, nesse momento é necessário lembrar que muitos estão em trabalhando em casa e que os filhos também estão sem aula, o que dificulta o acesso a uma aula em tempo real.
Deixo minhas sugestões para que possamos encontrar melhores alternativas!!
avatar
Arthur Oliveira
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 12:58 am
Boa noite, acho boa a forma de estruturação da disciplina onde os textos, que são mais complexos de digerir e não tão lúdicos quanto em outras disciplinas, são passados para leitura prévia e depois debatidos. Garantindo assim, que todos entendam o texto de forma mais completa. Acreditando que continuando lendo os textos e debatendo e tendo feedback da professora, a disciplina se desenvolverá bem, dentro das circunstâncias atuais.
avatar
Victoria Schneider
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 1:15 am
Olá! Para mim ficou muito bem colocado o módulo, consegui entender bem e as dúvidas que os colegas foram colocando ajudaram a ter uma clareza maior sobre os assuntos na medida em que foram sendo respondidas e esclarecidas pela professora. Sobre a aula pelo skype, eu acho que é a melhor maneira que temos de, pelo menos, conseguir um contato maior entre professor-aluno, gostei bastante dessa primeira aula online.
avatar
Alessandro Silveira
Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 10:52 am
Olá pessoa!, O módulo de Freud foi extremamente esclarecedor para mim, pois tivemos a oportunidade de "retroceder" em certos conceitos básicos. Já havíamos visto alguns de seus conteúdos no semestre passado. Reforçá-los pela perspectiva de outra professora foi muito interessante. Gostei da aula online, apenas sugiro que as perguntas sejam previamente feitas a professora (após a leitura do texto), pois a turma é grande e participativa. Seria uma nova forma de interação, visando o melhor rendimento. Até a próxima aula!
avatar
Daniela F da Silveira
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 11:09 am
Bom dia Professora Lucia!!!
Deixei para fazer minhas colocações hoje, pois ontem estava indignada que não consegui entrar na aula e o nervosismo bateu, pois gostaria muito de escutar suas explicações, escutei metade do áudio que o colega disponibilizou e me acalmei um pouco, pois consegui compreender o que foi colocado pela senhora e pelas perguntas dos colegas.
Opinião minha acho que pelo Skype a senhora vai ter que disponibilizar o uns 15min. antes de começar a aula, para que todos consigam fazer os ajustes e participarem da aula.
Em relação ao modulo de Freud consegui entender muitas coisas que ficaram em duvida do semestre passado, gostei como a senhora fala nos colocando alguns exemplos e nos conduzindo ao conteúdo e deixando bem claro os assuntos proposto. As leituras achei difícil em alguns momentos, mas depois das explicações tudo vai se esclarecendo.
Obrigada professora, nesta hora precisamos nos unir e tentar achar o ponto de equilíbrio para que fique bom para a maioria. Abraços
avatar
Valentina Bertoldi
Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 3:21 pm
Olá! Eu achei que o módulo foi apresentado de forma esclarecedora e as dúvidas respondidas durante as aulas ajudaram bastante no entendimento do conteúdo. Quanto às aulas via skype, acredito que mesmo com algumas dificuldades para todos acompanharem, com o tempo essa questão vai se ajustar. As adaptações feitas pela professora e pela monitora estão ajudando a dar continuidade ao conteúdo de forma organizada.
avatar
Gabriela Mielke
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 3:24 pm
Boa tarde!
Gostei bastante da aula pelo skype, pois deu para compreender bem a explicação da professora. Uma sugestão seria quanto as nossas dúvidas geradas, creio que seria necessário tirarmos estas aqui pelo fórum logo após a aula via skype, pois a turma é grande e talvez dessa forma facilite mais. Além disso, não tive problemas com o áudio e a tela, acredito que aos poucos todos nós iremos nos adaptando a essa modalidade.
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 5:40 pm
Boa tarde!
Considero que a presença de um módulo dedicado a Freud, dentro da disciplina de Processos Grupais II, foi de fundamental importância para mostrar que o autor não dedicou sua obra apenas ao estudo do indivíduo e sua subjetividade, mas também ao estudo de uma psicologia coletiva, e que muitos aspectos do indivíduo podem ser observados e entendidos a partir da perspectiva de grupos - e vice-versa.
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 6:52 pm
Boa noite Profª Lucia!
Sobre a aula online, acho que é necessário encaminha o link antes e ter certeza que todos alunos estão conseguindo utilizar de forma correta a ferramenta. Acredito que todos estão se esforçando para fazer o melhor.  Parabéns a Profª e a monitora, pelo esforço para dar continuidade da disciplina.  O texto sobre Freud é um texto que precisa ser lido mais de uma vez, para compreender.
avatar
Larissa Da Silva Lima
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 8:00 pm
Gostei bastante de poder ter aulas via skipe e poder tirar as duvidas sobre a matéria, porem acho necessário a verificação de que todos estão conseguindo acessar antes que a aula comece, mas sei que todos ainda estão se adaptando.
avatar
Roberta R Coelho Parente
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 8:13 pm
Boa noite! Apesar de encontrar algumas dificuldades na compreensão dos textos, gostei da maneira como esse primeiro módulo foi conduzido prof. Lucia. Com a leitura prévia a gente já conseguia "entrar no clima" da discussão e se preparar para, com seus esclarecimentos, buscar o melhor entendimento. São questões que nos trazem uma reflexão atemporal e intensa! Abraço
avatar
Alessa
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Sex Mar 27, 2020 8:24 pm
Olá, boa noite!
Para mim foi bastante proveitosa a forma com que as aulas foram dadas. Foi muito interessante fazer as leituras dos textos de Freud, apesar de ter achado alguns textos um pouco complexo, porém, com as explicações em aula, foi possível de sanar as dúvidas que haviam surgido durante as leituras.
Conteúdo patrocinado

AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD  Empty Re: AVALIAÇÃO MÓDULO FREUD

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos