Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 AULA PICHON

+30
Raquel Weska
Martha Gomes
Natália Jouglard
Victoria Schneider
PedroCrema
Larissa Da Silva Lima
Jocsã Rosa
Camila Ott
Julia Goulart
Helena Bohm Ulguim
Camila Tesmann
PietroPeresDuarte
Maria Ferretti
Maria Fernanda Nieves
Roberta R Coelho Parente
Alessa
Chayane da Rosa Ferreira
Rosemeri Frohlich
Gabriela Mielke
Milena Wrague
Jeferson Nervis
Manuela Mota
Caroline Bosenbecker
Rafaela mansur
Victória Nader
Arthur Oliveira
Alessandro Silveira
Isadora de P. S. Reyes
alexandremlopes39
Admin
34 participantes
Ir para baixo
avatar
PedroCrema
Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 8:00 pm
Olá, gostaria de uma explicação melhor sobre depressão como doença unica.
avatar
Victoria Schneider
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 8:25 pm
Boa noite gente, como estão?
Achei o texto de Grupos Operativos mais tranquilo de ler. Nesse tempo sanei algumas dúvidas sobre os conceitos que haviam passado em branco nos últimos momentos. Porém, ainda restou uma dúvida, assim como eu vi que a maioria dos colegas também tiveram, de: depositário, depositante e depositado. Não entendi muito bem os papéis de cada um e se eles podem existir em mais de um indivíduo do grupo.
bjs
até amanhã.
avatar
Natália Jouglard
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 8:29 pm
Boa noite!
Tenho gostado muito de ler os textos sobre Pichon. De qualquer forma, gostaria de aprofundar mais sobre o esquema ECRO e a Teoria do vínculo.
avatar
Martha Gomes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 23

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 8:53 pm
Boa noite, pessoal! Achei o texto bastante interessante e de mais fácil compreensão. Porém tive um pouco de dificuldade com depositário, depositante e depositado.
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 9:03 pm
Olá, boa noite!
Gostei muito de “Grupos Operativos”, de Luiz Carlos Osório, pois o texto foca na definição de vários conceitos da teoria de Pichon, o que me ajudou na melhor compreensão e fixação dos mesmos.
Com relação ao esquema conceitual referencial operativo (ECRO), na página 33 do texto consta que o referencial (conjunto de experiências, conhecimentos e afetos prévios com que os indivíduos pensam e agem em grupos), para tornar-se operativo (gerador das mudanças pretendidas), necessita da aplicação de uma estratégia (a criação de uma situação de laboratório social), de uma tática (a abordagem grupal) e de uma técnica (privilegiando a centralização na tarefa proposta).
Gostaria de entender melhor os conceitos de estratégia, tática e técnica. Como os mesmos são aplicados para tornar um referencial operativo? A professora poderia dar um exemplo prático?
Abraço!


Última edição por Raquel Weska em Qua Jun 17, 2020 9:27 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Victória Tavares
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 9:14 pm
Boa noite!
Gostaria de maiores esclarecimentos quanto às noções de depositário, depositante e depositado, e também quanto à definição do ECRO (exemplo seria interessante).
Obrigada!
avatar
Mariana Neves
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 9:23 pm
Boa noite pessoal!
Particularmente eu tenho gostado muito da teoria de Pichon, faz bastante sentido para mim. Gostei de todos os textos que a gente leu.
Gostaria de saber se está correto a minha linha de raciocínio sobre depositantes, depositado e depositário.
Ele diz que nos grupos iremos encontrar:
Depositantes: São aqueles que vão depositar em alguém;
Depositado: É o conteúdo em si; e
Depositário: É aquele que recebe o conteúdo em si.
Seria isso??
Ademais, estou acompanhando as perguntas dos colegas pois algumas duvidas deles também são minhas, ficarei no aguardo para ver a solução das perguntas durante a aula, obrigadaaa! Beijos
avatar
santanad.julia
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Qua Jun 17, 2020 9:45 pm
Oi, prof! Achei esse texto melhor que os outros porque foi mais sucinto e acho q por já estar mais familiarizada foi mais fácil de entender algumas coisas.
Pelo que li aqui no fórum as dúvidas dos colegas são as mesmas as minhas, entretanto estou um pouco receosa quanto a avaliação. Como os textos foram bem extensos e tem bastante conteudo/termo novo, isso tem me deixado bastante ansiosa.
Abraço!
avatar
Camila Bento
Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2020

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Pichon

Qui Jun 18, 2020 7:17 am
Gostei muito da teoria de Pichon, do texto Grupos Operativos e dos conceitos nele abordados, como depositário - depositantes - depositado e verticalidade- horizontalidade.
Até amanhã!!
Conteúdo patrocinado

3 AULA PICHON - Página 2 Empty Re: 3 AULA PICHON

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos