Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 AULA - PICHON

+32
Valentina Bertoldi
Mariana Neves
Victória Tavares
Natália Jouglard
Rosemeri Frohlich
Milena Wrague
Martha Gomes
Raquel Weska
Camila da Silva Stöcker
PietroPeresDuarte
santanad.julia
PedroCrema
Larissa Da Silva Lima
Camila Bento
Helena Bohm Ulguim
Gabriela Mielke
Julia Goulart
Pedro Gabriel
Victória Nader
Camila Ott
Victoria Schneider
Alessandro Silveira
Alessa
Maria Fernanda Nieves
Caroline Bosenbecker
Camila Tesmann
Maria Ferretti
Arthur Oliveira
Chayane da Rosa Ferreira
Roberta R Coelho Parente
Manuela Mota
Admin
36 participantes
Ir para baixo
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:28 pm
Olá, boa noite!
“Grupos familiares. Um enfoque operativo”, de Pichon, foi um texto que gostei muito de ler, pois foi mais fácil de compreender, se comparado com o texto anterior, e também é um texto que permite uma grande identificação, afinal, todos fazemos parte de grupos familiares.
A maior dúvida que tive foi logo no primeiro parágrafo, no qual Pichon fala em mecanismos defensivos que, estereotipados, configuram a doença. O que significa um mecanismo defensivo se tornar estereotipado? É se tornar frequente? Rígido?
No mais, foi muito interessante conhecer definições, como a de “grupo interno do paciente” (representação que ele tem do grupo real internalizado), “mal-entendido” (enfermidade básica do grupo familiar), “mecanismo de segregação” (por meio do qual o doente, ou bode expiatório, é excluído, numa tentativa fantasiosa do grupo familiar de fazer desaparecer suas ansiedades), o fato da doença do membro ser denunciante da situação conflitiva do grupo, além de entender o que significa um grupo familiar ser um grupo operativo (possuir uma boa rede de comunicação, ter papeis específicos atribuídos, mas também ter a capacidade de aprendizagem).
avatar
Martha Gomes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 23

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:29 pm
Boa noite, pessoal! Tive mais facilidade de compreender esse texto que o anterior, e achei mais interessante também. Mas gostaria de um melhor esclarecimento sobre a tarefa corretora a alienação intra-extra grupo.
avatar
Milena Wrague
Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:32 pm
Gostei muito desse conteúdo e achei a linguagem super de fácil entendimento. Gostaria de citar uma frase que me deixou pensando:
"Na assunção de papeis necessitados situacionalmente, configura-se um processo de aprendizagem da realidade". Pichon a fala enquanto discorre sobre o grupo familiar que tem uma boa comunicação e integração qualificar um Grupo Operativo, e nesse contexto simples e prático pode-se perceber ao quanto Pichon consegue ir à raiz das fantasias, expô-las e de maneira concreta articular uma estratégia de promoção de saúde. Nenhuma dúvida me veio à mente.


Última edição por Milena Wrague em Qua Jun 03, 2020 9:35 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:33 pm
Boa noite!
Achei o texto bem interessante, a leitura mais fácil que o anterior. Tenho algumas dúvidas referente a alienação intra-extra grupo e ratificação e retificação.
Até amanhã!!
avatar
Natália Jouglard
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:33 pm
Boa noite!
Achei o texto bem mais agradável de se ler. Acho que aos poucos estou compreendendo e gostando mais de Pichon.
Gostaria que a professora falasse um pouco mais sobre as teorias da Mme. Minkowska.
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:37 pm
Victoria Schneider escreveu:Oi gente, boa tarde.
Estou entendendo melhor os textos de Pichon e o que me chamou a atenção foram nesses trechos:

"(...) No grupo interno, a dependência surge pela projeção, numa das figuras parentais, dos aspectos bons do sujeito, estabelecendo-se um vínculo bom, de via dupla, com objetos parciais. A ansiedade relacionada com esse vínculo bom (patologia do vínculo bom),  (...) o temor do abandono e da perda. (...). E na outra figura parental, o sujeito projeta suas partes más, gerando um retorno da agressão contra si mesmo, o que dá origem aos sentimentos ou ideias de perseguição (...)."
Lendo isso, relacionei um pouco com o complexo de édipo, em que a criança toma, por exemplo, a mãe como vínculo bom e também possui o temor dessa perda vincular e o pai como vínculo "mau", competidor.

Também, lembrando um pouco do texto anterior, na parte em que fala que as relações são triádicas, em que se constituem por eu-outro e um terceiro - personagem que sempre interfere - podendo ser uma lei, a ética social, um terceiro cultural, que sempre delimita regras-.
Dava pra relacionar, então, com os vínculos familiares, tomando, como exemplo, os papéis atribuídos por um pai (que teria o papel de líder) e um adolescente (que teria o papel de bode expiatório) dentro de um grupo familiar.
Partindo desse princípio, podemos relacionar que o terceiro (da relação triádica) estaria na figura desse pai, que interpreta o papel de líder, delimitador de regras, de superioridade e de uma certa "lei" dentro do grupo familiar. E que o adolescente seria o alguém 'excluído' mencionado nesse trecho do texto: "quando alguém adoece num grupo familiar, há a tendência de excluir esse membro, surgindo o mecanismo de segregação.".
Não sei se não dei uma destoada do foco principal do texto, mas foram os pensamentos que iam surgindo e também não sei se estão corretos ou se tem algo a ver.

Ps: Gente, achei um trailer muito interessante no youtube sobre um documentário de Pichon: "O Francesito, Um Documentário (Im)possível Sobre Enrique Pichon Rivière", gostaria de saber se a Ju - monitora- ou a Prof. ou algum colega não tem acesso a esse documentário pra enviar pra turma, acredito que seja muito bom. Infelizmente eu não consegui achar em nenhum lugar da internet.

Aqui tá o trailer
""

Bjs, até amanhã.

Que legal! Também fiquei com muita vontade de assistir a esse documentário.
avatar
Victória Tavares
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:38 pm
Boa noite!
Achei esse texto bem mais fácil de compreender!
Gostaria de maiores esclarecimentos sobre a alienação do grupo e também sobre a tarefa corretora.
Obrigada!
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:46 pm
Victória Nader escreveu:Oi gente!!!
Boa noite
Gostei do texto, a leitura fluiu bem também.
Queria esclarecer melhor o mecanismo de segregação e também a parte que fala em ser frequente observar membros com uma tendência ao isolamento/inclusão em outro grupo, eles que adquirem autonomia e passam a pertencer a um extragrupo... Ficou um pouco confuso pra mim! Beijos, até amanhã!!!

No caso do mecanismo de segregação, pensei muito no caso da família que tem um membro doente, e não interage com o mesmo, muitas vezes desejando até sua internação em uma instituição.
Já no caso do isolamento/inclusão em outro grupo, pensei na situação do adolescente, que passa pelo processo de se afastar do grupo primário - grupo familiar, e passa a conviver mais, e a se identificar, com um grupo de iguais.
avatar
Mariana Neves
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 9:58 pm
Boa noite gente!
Então, estou achando a leitura desse texto de Pichon bem mais tranquila e fácil de entender do que o texto lido anteriormente. Gostei bastante, e ao longo da leitura foram me surgindo mais curiosidades e interesse de ir mais afundo nas questões do que duvidas propriamente ditas. Mas, assim como alguns dos colegas, gostaria de entender um pouco melhor sobre "alienação intra-extra grupo", que ficou um pouco confuso pra mim essa parte, até amanhã!! beijos.
avatar
Valentina Bertoldi
Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 10:00 pm
Boa noite. Achei o texto esclarecedor, mas ainda gostaria de entender melhor sobre a alienação intra-extra grupo.
avatar
Isadora de P. S. Reyes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 10:02 pm
Boa noite, turma! Assim como os colegas, estou tendo mais facilidade na leitura com Pichon, achei o texto bem esclarecedor e não tive muitas dúvidas, além de estar adorando a teoria. Bom, quanto as dúvidas, não ficou muito claro pra mim...:
1) Quando se fala de doença nesse texto, se fala de todas as doenças conhecidas, ou só da depressão como falamos na aula passada?
2) Fiquei com dúvida quanto ao mecanismo de segregação, que fala sobre a família excluir o adoecido... não entendi em quais casos isso é um fato ou se ocorreria em todos, como se sempre as famílias tivessem essa postura em caso de um adoecimento no núcleo por medo de vir a tona os mistérios familiares... fiquei curiosa a respeito disso.
De resto, sinto que consegui captar bem o texto, mas estou ansiosa pela aula pra ouvir mais sobre, especialmente sobre o estudo que fala no final do texto, que não entendi muito bem. Até amanhã! Obrigada!
avatar
Jocsã Rosa
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 10:03 pm
Boa noite!
Gostei bastante do texto, gostaria de um melhor esclarecimento sobre a alienação intra/extra grupo e sobre avizinhamento do implícito ao explicito.
avatar
Jeferson Nervis
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 10:05 pm

boa noite pessoal!
Não consegui compreender bem aquestão também levantada pela Gabriela sobre "o grupo familiar estruturar-se sobre o interjogo de imagens internas. Como se dá esse processo?
até amanhã...
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/03/2020
https://processosgrupais2.forumeiros.com

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 10:25 pm
Oi Pessoal!
Adorei o vídeo, e acessei outros vídeos sobre Pichon inclusive o de Mofat aquele terapeuta que falei a vocês.
Já registrei as dúvidas ou questões de vocês, interessantes para vermos amanhã.
Boa noite.
avatar
Eduarda Martins
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Qua Jun 03, 2020 11:01 pm
Boa noite pessoal, não consegui ler todo o texto dessa semana ainda, mas até amanhã espero terminar shshshsh. Gostei do vídeo que a colega disponibilizou, tomara que a gente consiga o documentário. Para mim, as aulas estão muito boas e bem esclarecedoras, noto que elas me fazem entender muito melhor a matéria e o texto é a base para isso. No momento estou sem dúvidas específicas. Beijoss
Conteúdo patrocinado

2 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 2 AULA - PICHON

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos