Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 AULA - PICHON

+32
Raquel Weska
santanad.julia
Victória Tavares
Camila Bento
Jocsã Rosa
Martha Gomes
Rosemeri Frohlich
Helena Bohm Ulguim
Gabriela Mielke
Camila Ott
Rafaela mansur
Mariana Neves
Manoella Paranhos
Alessandro Silveira
Julia Goulart
Jeferson Nervis
PietroPeresDuarte
Alessa
Maria Ferretti
Chayane da Rosa Ferreira
Caroline Bosenbecker
Victoria Schneider
Arthur Oliveira
Camila Tesmann
PedroCrema
Victória Nader
Manuela Mota
Milena Wrague
Maria Fernanda Nieves
Natália Jouglard
Roberta R Coelho Parente
Admin
36 participantes
Ir para baixo
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 8:29 pm
Boa noite!! Achei a leitura do texto de Pichon confusa. Por achar esse texto difícil, acredito que após as explicações da professora, consiga ter um entendimento melhor. Fiquei com várias dúvidas, uma delas é a depressão iatrogênica, ECRO grupal.
avatar
Martha Gomes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 23

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 8:34 pm
Boa noite gente!! Os textos foram o primeiro contato que tive com Pichon, e tive algumas dificuldades em geral com a leitura. Gostaria que fosse melhor explicado na aula sobre construção do ECRO grupal e a depressão para Pichon.
avatar
Jocsã Rosa
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 8:38 pm
Boa noite! Achei a leitura um pouco complexa, de forma a exigir um maior esforço para a compreensão. Mesmo com alguma dificuldade, achei bastante interessante o texto... Não tenho nenhuma duvida em particular, espero pela nossa aula para solidificar (e confirmar) meu entendimento do texto!
avatar
Camila Bento
Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Comentário sobre o texto Grupos operativos e doença única

Qua maio 27, 2020 8:42 pm
Gostei muito da visão de Pichon, principalmente do olhar contextualizado sobre a enfermidade.
Gostaria de compreender melhor o papel adjudicado e o líder operativo.
Até amanhã!!

avatar
Victória Tavares
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:03 pm
Boa noite!
Tive mais dificuldade com esse texto e acho que somente a aula vai contribuir pra que eu entenda melhor.
Gostaria de maiores explicações para questões já citadas aqui também, referentes ao ECRO grupal e à depressão iatrogênica.
Obrigada!
avatar
santanad.julia
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:28 pm
Olá, profa!
Achei o texto bem extenso e complicado, bem diferente do que já trabalhamos em aula, bastante termos novos...
Com relação aos Grupos Operativos, gostaria de entender melhor o desenvolvimento da "tarefa" e o processo de criação coletiva (e suas três direções).
Se tiverem outro material explicativo, como vídeo-aulas, acho que seria de proveito para a turma Smile
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:32 pm
Olá, boa noite!
A respeito de “Grupos Operativos e Doença Única” de Pichon, considerei este texto o mais complexo que li até o momento na disciplina de Processos Grupais II, e talvez o que mais necessite de explanação e discussão em aula, para que possamos compreendê-lo bem.
Creio que entendi melhor a parte a respeito da doença única, que Pichon considera como sendo a depressão. A definição de depressão iatrogênica, em especial, é muito interessante, por envolver o processo terapêutico.
Com relação à parte da teoria e técnica dos grupos operativos, creio ter compreendido os resultados da técnica (redução dos medos, rompimento com estereótipos, integração, adaptação ativa à realidade, possibilidade de assumir novos papeis etc), mas a teoria e a técnica em si me trouxeram muitas dúvidas, como por exemplo:
- O que exatamente é o ECRO grupal?
- Sobre os diferentes papeis mencionados ao longo do texto (prescrito, assumido, adjudicado, estereotipado, funcional), gostaria de entendê-los melhor, e de ter alguns exemplos.
- O que exatamente é a tarefa? Em um trecho do texto, tarefa é definida como “elaboração da situação patogênica e da consequente perturbação da leitura da realidade”. Mas o que isso significa na prática? Dentro da técnica de grupos operativos, uma tarefa sempre envolve a realização de alguma atividade pelo grupo, como o curso de enfermagem citado por Pichon, ou não necessariamente?
- O conceito de “operativo” também não ficou claro. Operação é a realização da tarefa, ou ser operativo é o resultado que se espera do grupo, como sinônimo de funcional?
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:41 pm
Milena Wrague escreveu:Olá. Estou gostando bastante do conjunto de ideias de Pichon e de como ele visa partir do concreto para o abstrato nas suas práticas, visando uma reorganização a partir de práticas mais objetivas e mobilizadoras que instigam a cooperação grupal. Fiquei com duas dúvidas:
1) O “medo à perda dos instrumentos que eram utilizados como como enfermidade para lograr uma adaptação particular ao mundo” seria o medo à mudança, medo aos novos mecanismos para lidar com as situações?
2) E queria uma explicação melhor sobre a "morte" na Depressão Iatrogênica.

Grata!

Assim como a Milena, também tive muitas dúvidas toda vez que a palavra "morte" aparecia no texto. O que significa a afirmação de que "o confronto com a morte própria e concreta" pode levar à integração e à diferenciação dos membros do grupo? (página 148 do texto). Seria uma morte do papel estereotipado?
avatar
Valentina Bertoldi
Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:43 pm
Boa noite. Achei o texto bem complexo e com muitos tópicos pertinentes para discutir em aula. Eu gostaria de entender melhor o conceito de ECRO grupal, pois não ficou claro para mim.
avatar
Isadora de P. S. Reyes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 9:59 pm
Boa noite, professora e colegas! Achei o texto bem interessante. Gostei de pensar dessa forma tão diferente, como a depressão sendo o núcleo das patologias. Quanto as dúvidas, achei as dos colegas bem pertinentes e compartilho com eles, pois gostaria de ouvir ainda mais sobre Pichon já que não conhecia ele antes. Queria entender melhor o processo dos grupos operativos e suas especificações e também o conceito de ECRO grupal, que não ficou tão claro pra mim. Compartilho a dúvida da Raquel de querer saber o conceito exato de grupo operativo. Obrigada, até amanhã!
avatar
Isadora de P. S. Reyes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 10:00 pm
Boa noite, professora e colegas! Achei o texto bem interessante. Gostei de pensar dessa forma tão diferente, como a depressão sendo o núcleo das patologias. Quanto as dúvidas, achei as dos colegas bem pertinentes e compartilho com eles, pois gostaria de ouvir ainda mais sobre Pichon já que não conhecia ele antes. Queria entender melhor o processo dos grupos operativos e suas especificações e também o conceito de ECRO grupal, que não ficou tão claro pra mim. Compartilho a dúvida da Raquel de querer saber o conceito exato de grupo operativo. Obrigada, até amanhã!
avatar
Eduarda Martins
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Qua maio 27, 2020 10:00 pm
Boa noite! Achei o texto de Pichon bem complexo, extenso e cansativo. Entretanto, as teorias dele são muito interessantes. Me fiz alguns questionamentos ao longo do texto, mas a parte que me chamou mais atenção foi a de "processo corretor", gostaria de entender melhor sobre.
avatar
alexandremlopes39
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Sáb maio 30, 2020 8:37 pm
Tendo definido o grupo como unidade de análise, diferenciando-o de uma simples soma de integrantes e focando nossa atenção no que ocorre entre os membros, e não em cada um, pode agora surgir o questionamento de como a entidade "grupo" se expressa, ou seja, se dá a conhecer ao coordenador?
Assim, o que uma pessoa diz, pensa ou sente em um grupo deve ser compreendido como comunicando algo sobre o conjunto no qual está inserida. Em Pichon-Rivière, o conceito de porta-voz trará um refinamento dessa questão na medida em que passamos a compreender que as manifestações no grupo têm um plano horizontal (do grupo) e vertical (do sujeito)?
Conteúdo patrocinado

1 AULA - PICHON - Página 2 Empty Re: 1 AULA - PICHON

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos