Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 AULA - BION

+30
Caroline Bosenbecker
Rosemeri Frohlich
Valentina Bertoldi
Martha Gomes
Pedro Gabriel
Raquel Weska
Manoella Paranhos
Daniela F da Silveira
santanad.julia
Chayane da Rosa Ferreira
Helena Bohm Ulguim
Camila Tesmann
Jocsã Rosa
Camila Ott
Camila Bento
Camila da Silva Stöcker
Roberta R Coelho Parente
Alessa
Gabriela Mielke
PietroPeresDuarte
Maria Ferretti
Julia Goulart
Alessandro Silveira
alexandremlopes39
Maria Fernanda Nieves
Victoria Schneider
Arthur Oliveira
Victória Nader
Manuela Mota
Admin
34 participantes
Ir para baixo
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qua Abr 01, 2020 11:58 pm
Boa noite!
O texto "O Homem Bion" foi de leitura tranquila, e permitiu entender o contexto no qual Bion desenvolveu sua obra.
Já o texto "Bion e os grupos", considerei bastante complexo e abstrato. Acredito que foi possível entender a ideia geral da mentalidade grupal, dos supostos básicos, dos grupos de trabalho etc. Contudo, uma explicação mais didática, com exemplos, será de grande ajuda!
Algumas questões sobre o texto "Bion e os grupos":
1) [página 47] Os três tipos de supostos básicos descritos por Bion são os únicos que o autor considera existentes, ou há mais tipos?
2) [página 53] A invariância é mencionada como um dos três fatores que caracterizam os fatos geradores da mudança catastrófica, junto com a violência e a subversão do sistema. A nota de rodapé esclarece que "o termo invariância se refere àquilo que permite reconhecer na nova estrutura aspectos da anterior". A professora poderia dar algum exemplo? Pois fiquei confusa se a invariância é algo positivo ou negativo.
avatar
Pedro Gabriel
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 24

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 12:03 am
Boa noite. Minha "dúvida" carece de uma explicação mais didática acerca dos três tipos de grupos citados por Bion; a escrita me parece técnica e engessada demais.
avatar
Martha Gomes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 23

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 12:27 am
Boa noite! Achei os textos bastante interessantes e de mais fácil compreensão que os anteriores, porém fiquei em dúvida sobre os três tipos de supostos básicos.
avatar
Valentina Bertoldi
Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 12:30 am
Boa noite! Achei que o texto apresenta os conceitos de uma forma mais clara do que no módulo anterior, porém, alguns termos ainda são bem complexos. Eu gostaria de saber exemplos de mudança catastrófica e do místico, e entender melhor o conceito de conteúdo e continente.
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 1:12 am
Boa noite!
Referente a biografia achei tranquilo, porém quando começa falar sobre os grupos fiquei bem confusa. Aguardo na aula de amanhã que seja esclarecido o texto num todo, para que conseguamos compreender melhor!
avatar
Caroline Bosenbecker
Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 2:08 am
Boa noite, gente! De forma geral acho que não tive muita dificuldade para entender os textos de Bion, mas minhas principais dúvidas são em relação aos tipos de supostos básicos de Bion. O basic assumption of fight - flight e o basic assumption os fairing. Nesses dois fico em dúvida, assim como outros colegas, se eles serão regidos independentes ou se haverá alguma conexão entre eles. Até amanhã!
avatar
Isadora de P. S. Reyes
Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 2:43 am
Boa noite! Achei a leitura bem acessível, porém o texto Bion e os Grupos pareceu muito técnico e engessado e gostaria de ouvir mais a respeito dos termos pois eles acabaram ficando muito soltos na minha compreensão. Compartilho da dúvida do Alessandro quanto à Igreja ser SbD mas também ter aspectos SbA. E não entendi muito bem sobre “mudança catastrófica”, achei muito breve a explicação, gostaria de ouvir mais sobre, assim como os grupos místicos. Queria ouvir mais sobre os 3 supostos básicos também. Enfim, compreendi o que foi passado mas sinto que faltou um aprofundamento. Aguardo a explicação, obrigada!
avatar
Jeferson Nervis
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 10:12 am
bom dia!
apreciei bastante a leitura do Bion. é interessante notar a liberdade intelectual deste autor na forma como toma algumas teses psicanalíticas e as repensa.
Várias ideias são muito significativas como a atenção para as experiências primitivas, as funções, etc...
Fiquei com uma curiosidade referente à formação de símbolos, como se dá essa construção e qual o alcance que tem; outra questão que eu colocaria é em relação a noção de identidade individual e grupal, e a importância dos vínculos para esta elaboração.
que tenhamos uma boa discussão...
avatar
PedroCrema
Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 3:57 pm
Olá, eu acho o Bion de certa mais fácil de compreender porem mais difícil de descrever, porem o que me traz mais difícil de entender são os supostos básicos.
avatar
Larissa Da Silva Lima
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/03/2020

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Qui Abr 02, 2020 6:58 pm
Fiquei meio confusa sobre os conceitos sobre conteúdo e continente e os três tipos de grupos citados por Bion.
Conteúdo patrocinado

1 AULA - BION - Página 2 Empty Re: 1 AULA - BION

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos