Processos Grupais II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENCERRAMENTO!

+7
Daniela F da Silveira
Rosemeri Frohlich
Roberta R Coelho Parente
Maria Fernanda Nieves
Victoria Schneider
Manuela Mota
Admin
11 participantes
Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/03/2020
https://processosgrupais2.forumeiros.com

ENCERRAMENTO! Empty ENCERRAMENTO!

Qui Jul 09, 2020 1:34 pm
Encerramento da disciplina.
avatar
Manuela Mota
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Qui Jul 09, 2020 3:16 pm
Boa tarde pessoal!
Antes de mais nada, queria agradecer à Prof Lucia e à monitora Julia, pelo excelente trabalho!! Mesmo que remotamente, as aulas foram incríveis, acrescentaram muito pra mim, e me ajudaram a assimilar de verdade todo o conteúdo abordado nos textos. Alguns textos foram de leituras mais difíceis do que estamos acostumados, o que talvez tenha sido desafiador, mas acredito que faz parte da nossa formação passar por esses desafios. Apesar disso, nas aulas todas as dúvidas foram abordadas e o conteúdo retratado de uma forma simples e cativante, o que fez com que eu me prendesse muito tanto nas aulas em si quanto nas avaliações, textos e na cadeira como um todo. Acredito que essa foi uma das disciplinas que, até agora, mais me agregou novos conhecimentos! Fiquei encantada com os autores abordados, e pude aprofundar meus conhecimentos em Freud e Bion, autores que já tinha tido algum contato, mas também introduzir um novo autor e sua teoria, pela qual me apaixonei, que seria Pichon. As avaliações foram muito bem organizadas, nos motivando a estudar e ir atrás de conhecimento, além de nos ajudar a assimilar o conteúdo e realmente aprender.
Enfim, fiquei encantada com a disciplina! Acredito que foi fundamental para a nossa formação como futuros psicólogos.
Ansiosa desde já pelo nosso próximo encontro.
Um beijo para todos e boas férias!
avatar
Victoria Schneider
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Qui Jul 09, 2020 4:13 pm
Oi gente!!
Gostaria de parabenizar a professora Lucia e a monitora Ju pelo modo criativo em como a cadeira foi abordada.
Os textos, que poderiam ser densos, se tornaram leves e didáticos.
Consegui aprender de uma forma tão boa que essa cadeira se tornou, pra mim, a melhor do semestre.
O modo como fizemos grupos para o discutir o texto de Freud e relacionamos com a biografia deixou os conceitos tão mais cognoscíveis do que se a gente somente tivesse lido o texto. Também, o modo como a prof explicou diante das aulas remotas foi muito claro e os exemplos ajudaram muito.
Gostaria de agradecer pelo esforço, empenho e dedicação da Prof e da Ju, que nos ajudaram a todo momento.
Desejo ótimas férias para vocês e também para a turma, espero que em breve possamos ter aula de novo com a Prof Lucia.
Beijão com carinho. <3
avatar
Maria Fernanda Nieves
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Qui Jul 09, 2020 5:55 pm
Dentro do possível, foi tudo muito bem. Ficou visível o esforço tanto da professora Lúcia como o da Julia (monitora) para que a cadeira seguisse em frente mesmo com as mudanças e adaptações que tiveram que acontecer para que o presencial virasse remoto. A ideia do fórum para as dúvidas deixou os textos por vezes mais dinâmicos na troca com colegas. As aulas, assumo, às vezes eram cansativas (há algo do remoto que deixa as aulas mais maçantes às vezes, só não sei pontuar o que é), mas sabendo separar que era uma questão de situação e não conteúdo ou forma como a professora o estava abordando, consigo afirmar que a cadeira foi bastante boa. Os textos foram interessantes e a professora tirou as dúvidas e explicou tudo perfeitamente. Pessoalmente, nem gosto de Psicanálise, mas gostei dos textos quando trabalhados pela professora.
Deixo meu agradecimento à profa. Lúcia e à Julia por terem seguido com as aulas da melhor forma e meus desejos de boas férias!
avatar
Roberta R Coelho Parente
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Qui Jul 09, 2020 7:12 pm
Boa noite pessoal! Diante de tantas mudanças na nossa rotina, organização geral de vida, os estudos precisaram se reorganizar também! Acredito que com esforço de todos conseguimos vencer um semestre totalmente atípico e inovador. Agradeço o empenho da prof Lucia e monitora Julia em nos acolher nesse novo contexto. Foi um pouco assustador logo no início, parecia que não íamos "dar conta" mas com organização e planejamento tudo foi se readaptando. Os autores, textos, fóruns e explicações ajudaram a nossa caminhada e o que fica é a certeza de que sempre há uma maneira de se reinventar! Com boa vontade e paciência vencemos! Ótimas férias pra todos, um beijo bem grande, com saudades!
avatar
Rosemeri Frohlich
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Sex Jul 10, 2020 1:55 pm
Boa tarde!
Gostaria de agradecer e parabenizar a Prof Lúcia e a monitora Julia. Este semestre foi complicado, no inicio até pensei que não iriamos conseguir, muitas novidades, várias plataformas, muita leitura, mas demos conta de tudo, conseguimos alcançar os objetivos da disciplina. E também falando do nosso grupo, a troca foi muito boa, todos se ajudando para dar continuidade as aulas! Obrigada por este semestre e seguimos para os próximos! Boas férias!!
avatar
Daniela F da Silveira
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Sex Jul 10, 2020 4:39 pm
Boa Tarde!!! O semestre teve uma grande mudança de presencial para virtual e num curto prazo de tempo precisamos nos acostumar com novas tecnologias, achei que seria mais difícil do que foi. As aulas gravadas facilitaram retornar nos pontos que não consegui entender de primeira. Gostaria de agradecer a professora Lucia por todo o empenho para que as aulas fossem parecidas com as do presencial, para nos conduzir em nossos trabalhos e por nos dar a certeza que estávamos aprendendo todos juntos, o aproveitamento foi muito bom, queria agradecer também a monitora Julia de um modo muito especial que num dia de tremendo desespero foi muito atenciosa, não tive o exito esperado, mas serviu de aprendizado para os próximos. Muito Obrigada pela atenção com que trataste nossa turma. Vencemos o semestre juntos, os grupos de trabalhos, os trios de responder as perguntas e nossa turma venceu mais uma disciplina. Valeu!!! Muito obrigada!!! Agora ferias e descanso merecido!!! Abraço Professora Lucia e Monitora Julia!!!
avatar
Camila Tesmann
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Sáb Jul 11, 2020 9:30 am
Gostaria de agradecer o empenho da professora Lúcia e da nossa monitoria Júlia, foi um momento novo para todos nós e foi preciso nos adaptar com o desconhecido. Particularmente, não sou muito fã de psicanálise mas pela primeira vez consegui entender e acabei ficando encantada por determinados autores. Apesar de achar algumas leituras densas acho que o fórum e as dúvidas esclarecidas em aula ajudou muito nesse processo. Obrigada pelo semestre que construímos juntos como um belo grupo, boas férias!!!
avatar
Raquel Weska
Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 41
Localização : Rio Grande

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Dom Jul 12, 2020 1:12 pm
Boa tarde professora Lúcia, monitora Júlia e colegas,

A disciplina de Processos Grupais II foi uma grata surpresa, por expandir nossa noção de Psicanálise, por nos mostrar que a Psicanálise, ao longo de sua história, também se dedicou - e continua se dedicando - às questões do todo, do grupo, das culturas, da sociedade. Adorei nosso estudo de textos tão famosos e importantes de Freud, assim como adorei conhecer melhor Bion e Pichon.
De tantos aprendizados que ficam, acho que o mais interessante para mim é o de relacionar a teoria de um autor com a sua biografia. Isso faz toda a diferença, e é uma prática que pretendo adotar para os estudos futuros.
Sobre as aulas remotas, apesar do início ter sido cheio de dúvidas e incertezas, conseguimos encontrar nosso ponto de equilíbrio, por meio das aulas pelo Google Meet, pelas participações aqui no Fórum, e creio que foi uma adaptação muito bem-sucedida. Uma grande vantagem das aulas remotas é poder assisti-las mais de uma vez, o que ajuda na melhor compreensão do conteúdo.
No mais, a disciplina serviu para me mostrar que, mesmo de forma remota, é possível fazer ótimos trabalhos em grupo.
A prova oral me trouxe um pouco de nervosismo, por ser algo com o qual não estamos acostumados, mas foi um desafio importante. A opção da prova oral em dupla também é muito interessante, porque faz com que nos preocupemos não só com o nosso aprendizado, mas com o do colega também. É um excelente incentivo ao estudo, à troca de ideias, à parceria.
Sobre a monitoria, a Júlia sempre esteve à disposição, de forma bastante afetuosa, para nos auxiliar e para esclarecer nossas dúvidas e anseios.
Deixo aqui meu abraço carinhoso a todos e todas. Por mim, continuaríamos tendo muitas e muitas aulas sobre a vida e a obra de todos os autores da Psicanálise, porque é uma alegria para mim!

Beijo grande, e até a próxima!
Raquel Weska
avatar
Alessandro Silveira
Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Obrigado!

Seg Jul 13, 2020 9:45 pm
Obrigado Professora Lúcia! Foi um semestre repleto de descobertas. Obrigado Júlia, por tamanha paciência e dedicação conosco!

Beijos até a próxima!

(Frase do nosso querido Pichón, contextualizadíssima)

ENCERRAMENTO! Pichzn10
avatar
Gabriela Mielke
Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2020

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Ter Jul 14, 2020 2:12 pm
Gostaria de agradecer a professora Lúcia e a monitora Júlia pela dedicação em meio ao momento que estamos vivendo, bem como agradecer aos colegas também por mais um semestre de trocas. Very Happy Very Happy Gostei muito dos temas e autores trabalhados nessa disciplina, apesar do nervosismo e o medo do desconhecido conseguimos nos adaptar bem as mudanças, acredito que seja pelo fato de sempre estarmos apoiando uns aos outros. I love you Boas férias para todos!
Conteúdo patrocinado

ENCERRAMENTO! Empty Re: ENCERRAMENTO!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos